Esta preparado para o fim das moratórias?

Quando terminam as moratórias de clientes particulares

 Se aderiu à moratória privada (banco), os prazos variam consoante o crédito contratado:

  • Para créditos habitação e outros créditos hipotecários: 31 de março de 2021
  • Para créditos pessoais: validade de 12 meses até à data limite de 30 de junho de 2021.

Se aderiu à moratória pública até 30 de setembro de 2020, a duração que estava prevista até 31 de março de 2021 foi alargada até 30 de setembro de 2021.

 Se aderir até 31 de março de 2021, a moratória tem a duração de nove meses, terminando, caso o crédito não tenha beneficiado de nenhuma moratória, no limite até 31 de dezembro de 2021.

Quando terminam as moratórias de clientes empresariais

Caso adira à moratória até 31 de março de 2021 e o crédito não tenha beneficiado de nenhuma moratória, a duração é de nove meses, no limite até 31 de dezembro de 2021.

Prazos para quem já tinha aderido

Para as empresas que estejam já a beneficiar de moratórias desde 2020, a data de fim é 30 de setembro de 2021. Se a sua empresa não está a pagar a prestação por inteiro, a partir de 1 de abril de 2021 vão começar a ser cobrados juros.

 Existem, no entanto, algumas exceções. As empresas cujo CAE conste do anexo ao Decreto-Lei n.º 78-A/2020, e que pertencem a setores em que o impacto económico da economia foi maior, têm duas vantagens em relação às restantes:

  • Podem ficar em moratória de capital e juros até 30 de setembro de 2021
  • Têm acesso a uma prorrogação automática de 12 meses do seu contrato de crédito a 30 de setembro de 2021. Esta prorrogação é adicional à prorrogação já efetuada relativa ao período da moratória.

Assim, e independentemente do momento em que termina a sua moratória, é importante avaliar o seu orçamento familiar ou preparar as finanças da sua empresa para o momento em que terá de voltar a pagar os créditos.

O que deve fazer antes do final do prazo.

Como a moratória não constitui um perdão de dívida, apenas adia o cumprimento das obrigações (com uma carga-extra de juros), a MaxCreditus, um pacote de soluções para preparar essa transição de uma forma mais suave.

Baixar o ‘spread’

Se a moratória está a terminar, sofreu uma redução do rendimento ou está desempregado, e os encargos com os créditos ultrapassam 35% do orçamento familiar, o melhor é agir. E quando mais cedo, melhor. Comece por conferir as condições do seu crédito à habitação.

Se tiver um spread acima de 2%, é altura de contactar a MaxCreditus e renegociar este valor. Ainda que a sua situação financeira esteja mais fragilizada, pode conseguir uma redução da taxa, dado que os valores praticados, neste momento, no mercado estão abaixo dos 2 por cento, fale com um Consultor MaxCreditus.

Alargar prazo do empréstimo

Além da taxa, pode negociar um alargamento do prazo do empréstimo. Mais tempo para amortizar o crédito significa uma prestação mensal mais reduzida, mas um aumento da fatura final dos juros a pagar.

Diminuir prémio dos seguros

Renegociar o prémio dos seguros associados ao crédito à habitação é uma boa forma de poupar “algum” dinheiro todos os meses. 

Analise também as franquias e o seu impacto no preço. No seguro multurriscos, é provável que não precise de todas as coberturas enunciadas no contrato. Algumas podem estar já abrangidas por outra apólice, Fale com um Consultor MaxCreditus e trabalhamos para conseguir as melhores soluções para seu caso.

Transferir o crédito

Pondere transferir o crédito para outra instituição. A MaxCreditus negoceia por si que o banco para onde vai transferir o contrato assume as despesas de transferencia do crédito, pelo menos parcialmente. Antes de dar o passo final, consulte um Consultor MaxCreditus.

Recorrer ao PARI e ao PERSI

Se, por qualquer razão, antevê que não vai conseguir pagar a prestação, existem instrumentos de proteção ao consumidor, nomeadamente o PARI (plano de ação para o risco de incumprimento ) e o PERSI (procedimento extrajudicial de regularização de situações de incumprimento), a que deve recorrer para forçar a instituição de crédito a encontrar uma solução, por forma a tentar ultrapassar as dificuldades criadas por esta crise, alerta a associação de defesa do consumidor.

Se não lhe for prestado o devido apoio após ter alertado o banco para a possibilidade de incumprimento, pode sempre apresentar queixa no livro de reclamações da instituição ou diretamente ao Banco de Portugal.

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A nossa missão é ajudar na concretização dos seus sonhos com as melhores condições do mercado.

Valores

  • Confiança
  • Excelência
  • Compromisso
  • Ética
  • Segurança
  • Transparência

Futuro

Intermediário de Crédito: Vinculado, registado no Banco de Portugal com o nº 0006010

Mutuantes com contrato de vinculação: NOVO BANCO, SA; BANCO BPI, SA; BANKINTER, SA – SUCURSAL EM PORTUGAL; BANCO CTT, SA; CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, SA; BANCO SANTANDER TOTTA, SA; ABANCA CORPORACÍON BANCARIA, S.A.; UNION DE CRÉDITOS INMOBILIÁRIOS -ESTABLECIMIENTO FINANCIERO DE CRÉDITO (SOCIEDAD UNIPERSONAL) –SUCURSAL EM PORTUGAL. Sem exclusividade, para a prestação dos seguintes serviços: apresentação ou proposta de contratos de crédito consumidores, assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos e prestação de serviços de consultoria.

Apólice Seguro de Responsabilidade Civil: Crédito Hipotecário: 2520213 – Hiscox, S.A. Sucursal em Portugal, válido de 25/06/2020 até 24/06/2021 | Crédito ao Consumo:  2520214 – Hiscox, S.A. Sucursal em Portugal, válido de 25/06/2020 até 24/06/2021.

Centro de Resolução de Conflitos: CNIACC – www.cniacc.pt | CACRC – www.centrodearbitragemdecoimbra.com

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